sexta-feira, 18 de maio de 2012

A IMPORTÂNCIA DE TER AMIGOS (RELACIONAMENTOS)


                    Olá povão, amigos e amigas abençoados!!

             Voltando aqui para trazer novidades em nossa “Sala de Leitura”, onde podemos crescer e ouvir o que Deus tem a falar conosco, por meio de Sua Palavra.

Bem, realizando meu devocional diário pela Leitura Bíblica, paro para refletir em um texto muito bacana nas Sagradas Escrituras, que me chamou muito a atenção;  E, sensivelmente, ao ouvir a doce voz do Espírito Santo, recebi lições tremendas que impactaram minha vida e claro, não poderia deixar de compartilhar com você, a fim de lhe abençoar profundamente também.

O texto está em MC 2: 1-5 ; leia comigo:
“E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra.
E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.”

·         A nível de Introdução:

            Sabemos que solidão é algo muito triste, ninguém gosta de ficar sozinho. Não estou me referindo a ter momentos a sós de reflexão, ou para reposição das energias físicas e emocionais. Isto de vez em quando é muito bom.
Refiro-me a pessoas que se sentem sozinhas em todos os momentos. Não têm ninguém pra conversar, compartilhar segredos, desabafar,...
Ou até mesmo aquelas que estão sempre cercadas por muita gente (no trabalho, na igreja), mas quando chegam em casa encontram-se novamente solitárias, ou seja, sozinhas em meio à multidão.

Quem não precisa de amigos?
Por isso precisamos saber e estarmos dispostos a investir tempo, renúncias, segredos e muitas outras coisas para construir relacionamentos.
Nosso saudoso pastor José Santos dizia, dentre seus muitos ditados:
para conhecer uma pessoa é preciso comer 1kg de sal com ela”. Ou seja, não dá pra você comer 1kg de sal com alguém de um dia pro outro, isto leva TEMPO.

O Senhor Deus disse: Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma adjutoraGN 2:18.
Daí a importância dos Relacionamentos.
Uma das necessidades do ser humano é se relacionar. Ele precisa conversar, rir, compartilhar,... Por isso que o inimigo tem investido pesado para destruir casamentos, amizades e famílias.
Em algumas experiências de atendimento pastoral, vejo que não são poucas as pessoas que dizem usar Máscaras para sair de casa. Elas lutam consigo mesmas, tentam colocar uma “rolha espiritual” nos seus sentimentos, daí saem de casa maquiando o “eu” para conseguir continuar a caminhada.

Talvez você venha se sentir assim, então ore e peça a Deus para que lhe envie AMIGOS, não precisa ser em quantidade, mas de qualidade.
Meu desejo é que você venha a construir relacionamentos duradouros e firmes em Cristo.
Voltemos ao texto e vejamos às Lições tremendas, que afirmam e dão base ao que estamos abordando:

1’) vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro”.
* Primeira Lição: Amigos Verdadeiros te Levam até Jesus, te levam ao lugar da vitória.

            Que coisa maravilhosa! Este paralítico não podia chegar até Jesus sozinho. Dentre muitos obstáculos que lhe ocorriam, o óbvio que sabemos, é que ele era impossibilitado de andar.
O texto diz que foi “trazido por quatro”. Quatro AMIGOS, sim, quatro pessoas Dispostas a ajudar seu companheiro. Ouviram falar que Jesus estava perto e Sabiam que se chegassem até Ele, o milagre tão esperado aconteceria.

Que maravilha!
Muitas vezes é assim na nossa caminhada cristã. Não temos forças para orar, para ir à igreja, mas com a “garra” e a coragem de nossos amigos (não esquecendo os cônjuges, claro) conseguimos chegar onde Jesus se encontra, mesmo que sejamos “carregados”.
Fico imaginando se este homem não tivesse esses quatro amigos que o texto destaca, como ele chegaria ali sozinho?

2’) E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.”
* Segunda Lição: O verdadeiro Relacionamento é aquele que não mede esforços para que você chegue ao Milagre; não te deixa desistir, mas te impulsiona a prosseguir de cabeça erguida.

            Estes quatro amigos chegaram onde Jesus estava, porém não conseguiam se aproximar Dele, pois a multidão os apertava. Eles podiam dizer:
“Ah, brother! Você viu que a gente tentou chegar até aqui com você, né?! Mas olha só, tá difícil de chegar até Jesus. Tá todo mundo em cima dele. Então você nos desculpa, mas a situação está complicada agora, não tem jeito. Boa sorte aí!”.

Ou quem sabe, invertendo o caso, numa conjectura da passagem, talvez, o próprio homem paralítico tenha dito:             Poxa gente! Vocês já me ajudaram bastante. Não dá pra chegar até Jesus. Valeu por tudo, não se preocupem não, deixem pra lá! O problema é meu mesmo...”

Mas o que ocorreu é que eles Não Desistiram!
Fico imaginando a resposta deles ao amigo: “Que nada rapaz! Chegamos até aqui com você então vamos até o fim! Não desanime não, irmão. Olha, vamos arrumar um jeito, fica tranqüilo! Vai dar tudo certo!”

Como precisamos de pessoas assim ao nosso lado, não é verdade?!
Vemos que eles tiveram Fé, por si mesmos, e pelo próprio amigo doente.
O texto diz que eles descobriram o telhado, fizeram um buraco (uma passagem) e desceram por ali o amigo no leito. Ou seja, mediante aos grandes obstáculos, procuraram uma saída, não entregaram os “pontos”.

Que coisa espetacular!
Assim também é na nossa caminhada. Muitas vezes pensamos em Desistir, parar, abrir mão de tudo que sonhamos ou queremos devido a tantos obstáculos ou lutas adversas, porém nossos amigos não permitem que isso aconteça. Em muitos casos vêm com Palavras de ânimo, de vitória, acreditam às vezes mais em nós, do que nós mesmos. (rs)
São amigos que não se incomodam pelo sucesso alheio, mas reconhecem que a vitória do outro, é a deles também.

3’) E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.”
* Terceira Lição: Muitas vezes, a nossa Vitória depende do outro.

            Vendo a fé deles”. Fé de quem? Dos quatro amigos. Jesus vendo lhes a fé, diz então ao paralítico: “você está perdoado!” Receba a sua bênção!
É isso aí! São os nossos relacionamentos que nos conduzem às derrotas ou às vitórias!
Que tipo de relacionamento você está construindo?
Agora fico imaginando se este paralítico fosse arrogante ou orgulhoso... Será que ele conseguiria obter amigos que investissem tempo e forças para lhe ajudar?

Lembro-me também do profeta Eliseu que aumenta o azeite da viúva em II RS 4 .
No versículo 3 Eliseu diz: “ Vai e pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos...”
Imagine comigo agora se aquela mulher tivesse um comportamento terrível naquela vizinhança...  Você acha que sendo ela fofoqueira, problemática ou arrumasse confusão por qualquer motivo, ou falasse coisas sem pensar,... Conseguiria os vasos emprestados?
Muito provável que não, certo?! E muito provável também que o milagre não aconteceria. Ou seja, ela precisou de outras pessoas, dos vizinhos, do seu ciclo de relacionamentos para obter a bênção e pagar todas as suas dívidas.

Que ensinamento maravilhoso o Senhor nos dá!
Será que estamos investindo em nossos relacionamentos? Estamos construindo grandes amizades? Estamos investindo em nossa família?
Em um mundo tão corriqueiro, competitivo, sem tempo para si próprio, etc, é importante pararmos um pouco para rever nosso ciclo de relacionamentos, pois estes nos trarão grandes bênçãos não só no presente, mas futuramente.

- Jônathas avisou Davi do perigo que corria se voltasse onde seu pai Saul estava. Eles fizeram um Pacto de Amizade.
- Daniel obtinha forças para negar aos manjares do Rei, porque além de ser Fiel a Deus, ele tinha bons amigos e com os mesmos propósitos, eram estes Ananias, Mizael e Azarias. (DN 1:6)
No capítulo 3 do livro, os companheiros chegam até a caminharem juntos para dentro da fornalha, iriam morrer juntos, pois não abririam mão da sua Fidelidade ao Deus vivo.
- Jesus estava cercado de pessoas, teve doze discípulos, mas havia momentos que se reunia só com Pedro, Tiago e João (MC 5:37).
- Vale a pena citar dois grandes provérbios a respeito da amizade:
PV 17:17: "Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão".
PV 18:24: "O homem que tem muitos amigos pode congratular-se; mas há amigo mais chegado que irmão.”

Tenho meu Senhor Jesus comigo, meu melhor e grande amigo.
Louvo a Deus pela minha casa, minha esposa - minha grande amiga.
Louvo a Deus pelos meus familiares, pelo meu pai.
Louvo a Deus pela igreja que pertenço, pelo Pastor amigo.
Louvo a Deus pelos meus amigos e companheiros de caminhada.
Louvo a Deus pelo ciclo de relacionamentos que possuo.
Enfim... Eu não teria chegado até aqui sozinho. E sei que ainda há muito o que fazer, portanto a cada dia sei que preciso deles, de cada um especialmente.

Faça amigos! Construa relacionamentos, pois assim você não se sentirá sozinho. Você será abençoado e alcançará grandes conquistas!

Deus te abençoe!
Att.
Pr. Marcelo Graça

2 comentários: