terça-feira, 1 de novembro de 2011

RUMO AOS 500 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE

Olá pessoal!!
Essa semana comemorou-se , precisamente no dia 31/10, o dia da reforma Protestante. Pois foi nessa data, em 1517, que Martinho Lutero fazia a pregação que daria início ao movimento protestante.
Em função disso, não poderíamos deixar aqui de homenagear esse grande Ícone e Referencial da revolução no cristianismo; e tratar também um pouco do Muito que há por toda essa história da Grande Reforma protestante.
Boa Leitura!!
Pr. Marcelo Graça
.............................................................................................................................................................................

(Por Moisés Sbardelotto)
Fonte: www.ihu.unisinos.br  (Instituto Humanitas Unisinos).

* Rumo aos 500 anos da Reforma...

Há 494 anos, no dia 31 de outubro de 1517, um monge agostiniano católico bateu à porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha. Com um martelo à mão. E lá pregou – e publicou – aquelas que ficariam conhecidas como as 95 Teses.
O nome oficial do documento era Disputação do Doutor Martinho Lutero sobre o Poder e Eficácia das Indulgências, e, nele, Lutero, o monge do martelo, questionava os ensinamentos da Igreja com relação à penitência, à autoridade papal e às indulgências, que então eram vendidas para a construção da Basílica de São Pedro, de Roma.
A proposta era promover uma reforma no catolicismo, especialmente a partir de cinco princípios fundamentais, os chamados Cinco Solas:
  • Sola fide (somente a fé);
  • Sola scriptura (somente a Escritura);
  • Solus Christus (somente Cristo);
  • Sola gratia (somente a graça);
  • Soli Deo gloria (glória somente a Deus).
Com o passar do tempo, Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, que começou na Alemanha e se estendeu pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste Europeu, como os Países Bálticos e a Hungria.
Esse amplo movimento religioso levou a uma resposta por parte da Igreja, a chamada Contrarreforma, iniciada no Concílio de Trento.
Desdobramentos
Em 31 de outubro de 1999, em um gesto histórico, luteranos e católicos assinaram a Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação, entre a Federação Luterana Mundial e a Igreja Católica. O documento – como desdobramento das discussões da Reforma – confessava que: “Somente por graça, na fé na obra salvífica de Cristo, e não por causa de nosso mérito, somos aceitos por Deus e recebemos o Espírito Santo, que nos renova os corações e nos capacita e chama para as boas obras”.
Bento XVI, o primeiro papa compatriota de Lutero desde a Reforma, visitou recentemente seu país natal, passando também pela cidade de Erfurt, onde Lutero iniciou seus estudos ao sacerdócio.
Lá, Ratzinger elogiou em Lutero a “paixão profunda, impulso da sua vida e de todo o seu caminho” pela “questão de Deus”. E acrescentou que “o seu pensamento, toda a sua espiritualidade foi totalmente cristocêntrica”. Para Bento XVI, a “candente pergunta” que norteou a vida de Lutero foi: “Como me encontro diante de Deus?”. Para o pontífice, essa pergunta deve “tornar-se de novo, e certamente de uma forma nova, também a nossa pergunta”.
Em 2017, completam-se os 500 anos daquele primeiro gesto de Lutero, às portas de Wittenberg. Para Walter Altmann, pastor protestante luterano, moderador do Conselho Mundial de Igrejas – CMI e ex-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, essa grande celebração “deve ocorrer em espírito ecumênico e na noção de que a Igreja da Reforma deve ser sempre Igreja em Reforma (semper reformanda)”.
Por isso, continua, “ainda que a celebração recorde o evento ocorrido 500 anos atrás, seu olhar deve estar voltado à frente, detectando os desafios comuns que a cristandade como um todo tem diante de si e refletindo sobre a substância do testemunho evangélico diante deles”.
Para ele, “Lutero jamais pretendeu fundar uma ‘nova’ igreja, muito menos que um segmento da cristandade se designasse por seu nome, o que ele rechaçou com veemência, mas que, contudo, por contingência histórica, aconteceu”.
Nesse sentido, só será fiel ao espírito da Reforma – afirma – “aquela celebração que refletir a sério tanto as limitações da própria Reforma quanto a contribuição que ela pode proporcionar não a uma parte, mas ao conjunto da cristandade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário